Pergunta sobre: Síndrome de Marfan

Existe algo que possa ser feito para diminuir a probabilidade de ter filhos com a síndrome de marfan?

por Barbara-13229 em 15 de Junho de 2016 às 22:52

Respostas

A Síndrome de Marfan é uma doença genética com transmissão autossômica dominante sem predileção por raça ou sexo, sendo apenas uma mutação em um dos nossos alelos responsável para fazer com que haja a manifestação da síndrome. Tal mutação pode ocorrer de forma ocasional, em baixíssima probabilidade ou, ainda, como é mais comum, pode ser herdada através da genética familiar. No caso de haver um dos pais afetados, a chance de transmiti-la para os filhos é de 50%. A probabilidade diminui quando são outros os parentes afetados. Assim, de maneira geral, para diminuir a probabilidade de ter filhos com a síndrome, é interessante conhecer a sua genealogia bem como a do seu parceiro em potencial, a fim de identificar se há casos na família. Como há casos com expressividades diferentes, o ideal seria ainda complementar este conhecimento com um aconselhamento genético a fim de identificar quais seriam as condições hereditárias dos pais que poderiam ser passados aos seus filhos e se a síndrome em questão seriam uma delas.

Tudo Sobre

Síndrome de Marfan

Informação, especialistas, perguntas frequentes

É um distúrbio genético que afeta o tecido conjuntivo, consequentemente os ossos, coração, olhos e vasos sanguíneos.

Se você é um profissional da área da saúde, crie agora mesmo o seu perfil inteiramente grátis e divulgue seu trabalho.

O que é o MediConic ?

Somos o melhor buscador de profissionais de saúde do Brasil. Aqui você vai encontrar o profissional mais perto de você, veja as opiniões de outros pacientes e opiine também ! Encontre infomrações rapidamente, telefone, endereço, e até o curriculum do profssional.

Dúvidas sobre saúde?

Tem dúvidas sobre saúde? então deixe a suas perguntas que nossa comunidade de Médicos, Dentistas, Pediatras e até veterinários irão responder para você.