Publicidade

Saiba tudo sobre a Bichectomia, a cirurgia plástica do momento

Você tem problemas com o tamanho das suas bochechas? Tenta escondê-las ou disfarçá-las com maquiagem? A bichectomia, talvez seja, é a cirurgia que você precisa!

Mariana Duarte
em 24-Jul-2017

Começou com algumas celebridades que apareceram com o rosto mais fino. De uma hora para outra, todos queriam saber o que era a tal bichectomia que tinham feito, como era o procedimento, se custava caro...

A verdade é que a aparência é algo muito valorizado em nossos dias atuais, e qualquer novidade que possa melhorá-la já é vista como objeto de desejo, mesmo que sequer tenhamos todas as informações necessárias sobre ela.

Por isso, reunimos as principais informações que você deve ter em mente sobre o assunto. Descubra tudo sobre a nova cirurgia plástica que virou febre: a bichectomia.

Bichectomia: o que é? Quem pode realizar o procedimento?

A cirurgia denominada bichectomia visa a redução do tamanho das bochechas, afinando e destacando as maçãs do rosto. O nome vem da gordura que é retirada dessa região: bola de Bichat. Embora tenha virado febre com as recentes aparições de celebridades com o rosto mais fino, essa cirurgia já é realizada há quase 40 anos!

A cirurgia para redução das bochechas é realizada majoritariamente para fins estéticos, mas não é a sua única finalidade. Algumas pessoas têm bolas de Bichat tão grandes que sua mastigação fica comprometida e, aí, o melhor caminho é retirá-las. Nesse caso, a cirurgia deixa de ser considerada estética e passa a ser considerada funcional.

Se você quer fazer essa retirada, pode procurar dois profissionais: cirurgião plástico e dentista. Não são todos que estão habilitados, por isso é importante buscar referências.

Como é feita a cirurgia para reduzir as bochechas

Inicialmente, é aplicada uma anestesia local – pode ser geral em alguns casos. Depois, são feitas incisões por dentro da boca, na região das bochechas. Pode ser também realizada através de micro cânulas, sem incisão.

As gorduras de Bichat são removidas parcial ou totalmente e, então, o local é suturado. O procedimento é relativamente simples e rápido: demora de 40 a 60 minutos, mas nem por isso todas as pessoas têm indicação para fazê-lo.

Para quem é indicado fazer essa cirurgia?

A bichectomia é indicada para pessoas que:

  • têm problemas de autoestima relacionados ao tamanho das bochechas, por exemplo, quem sofre ou sofreu bullying por essa característica física;
  • estão insatisfeitas com o formato do rosto;
  • apresentam assimetria facial muito pronunciada;
  • não apresentam definição entre mandíbula e pescoço;
  • possuem papadas no rosto e pescoço;
  • ficam com o rosto muito grande quando sorriem;
  • emagreceram muitos quilos e continuam com as bochechas grandes.

Seja qual for o seu caso, é necessário realizar uma avaliação facial completa antes de passar pela cirurgia.

Contraindicações da bichectomia

Essa cirurgia não é indicada para pessoas muito novas, que ainda não têm a face completamente desenvolvida. Embora alguns cirurgiões realizem o procedimento em adolescentes, esse só pode acontecer com consentimento dos pais.

Pessoas que apresentam algumas doenças sistêmicas e dismorfia corporal também são contraindicadas. Converse com um profissional se algum desses for o seu caso.

É muito caro fazer essa cirurgia facial?

Depende do local escolhido e das particularidades de cada paciente. Logo que a cirurgia ganhou fama, costumava custar caro, chegando a R$10.000,00, mas hoje já existem lugares que cobram a partir de R$1.500,00. Não se esqueça de que ainda há alguns custos com o pós-operatório.

Pode acontecer de estudantes procurarem por “cobaias” para realizar o procedimento, cobrando até 15x mais barato do que o valor normal, mas lembre-se que o barato pode sair caro!

Como qualquer cirurgia, a bichectomia também pode trazer algumas complicações para a vida do paciente, em especial quando realizada por pessoas sem habilitação e experiência.

Possíveis complicações causadas pela bichectomia

O pós-operatório da bichectomia costuma ser tranquilo e rápido e o resultado aparece de quinze a trinta dias após a cirurgia, embora o resultado final só possa ser avaliado depois de seis meses.

Inchaços e hematomas são completamente normais, desde que sumam após 5 dias.

- Hemorragia bucal: o sangramento pode acontecer durante e após a cirurgia devido a rompimento de vasos sanguíneos, suturas mal feitas e pontos arrebentados;

- Lesão de nervos: os nervos que realizam a movimentação da boca podem ser lesionados durante a bichectomia, no entanto a possibilidade é quase nula quando a cirurgia é feita por um cirurgião experiente;

- Assimetria: como a bola de Bichat é geralmente retirada de forma parcial, pode acontecer de um lado ficar diferente do outro após o período de inchaço passar;

- Flacidez: existe controvérsia em relação a esse item. Algumas pessoas dizem que, ao envelhecer, as pessoas que passaram pela bichectomia ficariam com as bochechas flácidas.

Cuidados no pós-operatório que garantem o resultado perfeito

A bichectomia é uma cirurgia geralmente comparada à retirada dos dentes do siso, pois os cuidados no pós-operatório são bem semelhantes. Veja:

  1. Dê adeus à academia por um tempo: o esforço físico pode arrebentar os pontos e causar hemorragias graves, como já vimos acima. Portanto, o melhor a fazer é esperar quietinha que o médico libere a volta dos exercícios, o que deve acontecer de duas a quatro semanas após a cirurgia;
  2. Sem vitamina D: o Sol, importante fornecedor de vitamina D, deve ser evitado por algumas semanas, também para que não ocorram sangramentos;
  3. Sem dor e sem infecções: o médico vai prescrever alguns remédios que você deverá tomar por alguns dias para reduzir as dores e eliminar os riscos de infecção, mas você precisa toma-los no período correto e de acordo com o que foi indicado;
  4. Sem inchaço: o inchaço é normal em qualquer pós-operatório. Para evitar esse desconforto, você pode aplicar gelo no local;
  5. Dieta forçada: alimentos duros devem ser banidos de seu cardápio por pelo menos dois dias e no período de recuperação você deve priorizar os alimentos frios ou gelados. De qualquer forma, os alimentos quentes podem causar uma sensação bem desagradável...
  6. Tchau, laranjas. Tchau, limões: os alimentos cítricos são outros que devem ser banidos de seu cardápio durante a recuperação.

Famosos que fizeram a retirada das bolas de Bichat

Você já viu algumas fotos de casos famosos no decorrer do texto, mas além de Kim Kardashian, Rodrigo Sant’Anna e Angelina Jolie há a suspeita (e confirmação em alguns casos) de que outras celebridades também fizeram bichectomia, tais como: Ashley Tistale, Buchecha, Evelyn Regly, Jennifer Aniston, Jennifer Lopez, Kylie Jenner, Madonna, Mariah Carey, Megan Fox, Mila Kunis e Victoria Beckham.

Embora um ganho de peso exagerado possa aumentar novamente a região da gordura de Bichat, é importante ressaltar que a bichectomia é irreversível, ou seja, gostando ou não do resultado, você precisará se adaptar a ele.

Resumo: a bichectomia é uma cirurgia para redução das bochechas. Ela tem sido muito procurada para fins estéticos, embora seja feita também com fins funcionais em pessoas que têm as bochechas tão grandes que as mordem de forma involuntária e repetida.

Embora seja uma cirurgia que ganhou popularidade por conta das celebridades que se submeteram a ela, atualmente não custa muito caro e pode ser realizada por nós, “meros mortais”. O valor varia muito de acordo com a região, o profissional e as particularidades de cada paciente.

Existe o mito de que essa é uma cirurgia arriscada e complexa, mas a verdade é que o processo é seguro se for feito por um cirurgião plástico competente, em especial um que tenha experiência com cirurgia plástica facial. Há também alguns dentistas que estão habilitados a fazer bichectomia.

Os cuidados pós-operatórios são básicos de qualquer cirurgia e a recuperação costuma ser rápida e quase indolor, desde que as orientações médicas sejam seguidas à risca. Como em qualquer procedimento invasivo, há alguns riscos de complicações, mas as chances são quase nulas quando se está nas mãos de um profissional qualificado.

Se você é um profissional da área da saúde, crie agora mesmo o seu perfil inteiramente grátis e divulgue seu trabalho.

O que é o MediConic ?

Somos o melhor buscador de profissionais de saúde do Brasil. Aqui você vai encontrar o profissional mais perto de você, veja as opiniões de outros pacientes e opiine também ! Encontre infomrações rapidamente, telefone, endereço, e até o curriculum do profssional.

Dúvidas sobre saúde?

Tem dúvidas sobre saúde? então deixe a suas perguntas que nossa comunidade de Médicos, Dentistas, Pediatras e até veterinários irão responder para você.