Publicidade

Listamos 7 cuidados que você deve ter para evitar alergia nas axilas

Ao contrário do que se pensa, alergias podem ser evitadas. Alguns cuidados com a higiene são fundamentais para isso. Veja nossa lista com 7 dicas importantes e se cuide!

Mariana Duarte
em 23-Jun-2017

As axilas são uma das partes do corpo mais sensíveis do corpo e esta característica fica ainda mais forte quando nos depilamos independente da forma (laser, lâmina, cera), se não levarmos a sério esta sensibilidade, podemos acabar gerando alguns transtornos como: mau cheiro, pelos encravados, manchas, irritações e até mesmo alergias. Quando o tempo muda e fica quente então este processo pode agravar ainda mais a possibilidade de problemas aparecerem.

Muitas vezes não sabemos qual a origem das alergias ou irritações, o importante é sempre buscar ajuda de um profissional quando algo está estranhamente diferente em nosso corpo o certo e começar a verificar o que está acontecendo, pois o problema pode estar na forma que estamos usando ou nos produtos que escolhemos.

Existem alguns cuidados que podemos ter para evitar essas irritações ou alergias. A maioria delas requer apenas um pouquinho de atenção a mais de nossa parte, por isso é sempre bom dedicar um tempinho para si. Pensando nesses cuidados, resolvemos dar sete dicas para você evitar problemas nessa região tão delicada.

Boa higiene

Usamos cremes para as mãos, pés, rosto, queremos sempre ficar com a pele o mais saudável possível, mas muitas vezes nos esquecemos de algumas partes importantes nestes nossos rituais de beleza: as axilas. O resultado disso é uma região de pele manchada, ressecada ou com bolinhas, por exemplo.

A axila é um dos lugares mais propícios para proliferar bactérias e fungos, muitas alergias e irritações podem ser fruto da falta de higiene. Procure sempre manter as axilas limpas e bem secas para evitar qualquer tipo de bactéria, muitas vezes as irritações são dadas pelo calor, mas a falta de higiene e hidratação são fatores de grande validade também.

Depilação

A depilação pode ser uma das causas das irritações e alergias, tente evitar o uso de lâminas, a maioria dos dermatologistas pedem para considerarem as opções de depilações a laser e o uso da cera quente. Além de estes métodos serem eficazes porque removem os pelos pela raiz, eles praticamente não danificam a pele.

Além disso, procure sempre fazer sua depilação em algum horário durante a noite. Durma sem a utilização de desodorante, procure usá-lo apenas pela manhã após o banho, isso ajudará a diminuir as chances de causar alguma irritação.

Desodorante

Tenha muito cuidado ao escolher o desodorante que vai usar, evite o uso daqueles que possuam perfumes e álcool, a alergia do desodorante é uma situação que pode causar bolhas ou pintas vermelhas na pele, além de coceira, vermelhidão ou sensação de queimação na região das axilas.  Assim que um desses sintomas aparecerem o correto é cortar o uso do desodorante e lavar bem as axilas com água, se possível, com um sabonete de pH neutro. Este processo é feito para eliminar todas as substancias do desodorante.

Se esses sintomas aparecerem em você corte o uso do seu desodorante e procure um dermatologista. Sempre que for comprar um desodorante tome muito cuidado, de preferencias aos antialérgicos e de marcas conhecidas de qualidade, para evitar qualquer transtorno.

Já estou com alergia

Caso já tenha alguns sinais da manifestação de alergia, tente usar alguns óleos hidratantes, tipo óleo de Aloe Vera, este é um óleo natural feito da babosa, além de ajudar a aliviar os sintomas da alergia, também irá auxiliar na prevenção. Quando se tratar de alguma alergia, irritação, de prioridade aos produtos naturais e procure um dermatologista para ver como está a situação.

Se estiver tendo irritações lave bem as axilas, use um sabonete sem cheiro, se mantenha bem seca, beba bastante água para conseguir regular a temperatura do seu corpo, e use alguma pomada ou o próprio óleo de babosa ou alguma loção antifúngica, que seu médico indique para você. Para aliviar um pouco a irritação faça uma compressa com água quente, isso irá ajudar na drenagem.

Coceira

Um dos cuidados mais importantes que você precisa ter, caso seja confirmado que existe uma alergia é evitar se coçar, este ato pode acabar piorando a questão, mesmo que sejam constantes a irritação e a vontade de coçar não o faça. Esse ato poderá causar feridas nas axilas e agravar o acumulo de bactérias ou toxinas da alergia nas feridas.

Raios solares

O sol pode ser um vilão, principalmente para aquelas pessoas que já possuem algum tipo de sensibilidade nas axilas. Procure sempre usar protetor solar ou algum desodorante que tenha este benefício. Para evitar manchas e que o suor agrida suas axilas, procure usar roupas de mangas largas para permitir que suas axilas respirem em tempos quentes. Isso irá evitar que com o suor cause irritações e acumulo de fungos, que poderão gerar algum tipo de agravamento de alergia ou até mesmo causar uma.

Considere outros fatores

Comece a considerar também outros fatores que podem gerar uma alergia nas axilas, como comidas, medicamentos, algumas plantas venenosas, picadas de insetos, ou uma doença autoimune. Todos estes fatores também podem causar alergias ou irritações.

Para melhorar a saúde de qualquer área da sua pele, é importante ter cuidado com a alimentação. Uma alimentação com os nutrientes necessários para se ter um bom funcionamento do organismo acaba refletindo no aspecto das axilas também.  O nosso corpo sempre estará bem cuidado se nos alimentarmos bem e avaliarmos o que usar ou não em nossa pele. O correto mesmo é sempre estar em contato com um profissional.

Por isso é importante buscar o auxílio de um dermatologista, esse profissional irá fazer os exames necessários para descobrir a real causa da sua alergia, mas não se prenda a procurar um profissional só no caso de necessidade, se preocupe em conhecer bem os cosméticos que usam, além de manter uma rotina na ida ao médico, assim você evita transtornos.

Se você é um profissional da área da saúde, crie agora mesmo o seu perfil inteiramente grátis e divulgue seu trabalho.

O que é o MediConic ?

Somos o melhor buscador de profissionais de saúde do Brasil. Aqui você vai encontrar o profissional mais perto de você, veja as opiniões de outros pacientes e opiine também ! Encontre infomrações rapidamente, telefone, endereço, e até o curriculum do profssional.

Dúvidas sobre saúde?

Tem dúvidas sobre saúde? então deixe a suas perguntas que nossa comunidade de Médicos, Dentistas, Pediatras e até veterinários irão responder para você.