Publicidade

6 dicas para aliviar o inchaço na região da barriga

A sensação de estar “maior” é bem desagradável. Geralmente isso acontece quando comemos algum alimento rico em carboidrato, gordura ou sal. Pensando nessa questão, listamos seis dicas simples que podem ajudar você a evitar esse mal estar.

Mariana Duarte
em 30-Mai-2017

Para qualquer pessoa o inchaço na barriga será completamente desconfortante. Quando esse problema surge é normal sentir o corpo mais pesado, apesar da balança não mostrar que ouve um ganho extra de peso. O desconforto pode até gerar uma insatisfação com o próprio corpo, sem falar que o inchaço causa um sufocamento na região do abdômen, que pode provocar pequenas dores.

Há vários motivos para o aparecimento do inchaço, dentre as razões pode-se estar presente algumas doenças intestinais, mas na maioria das vezes as pessoas passam por esta situação pela quantidade de alimentos inadequados que causam uma grande retenção de líquido. Pessoas que bebem pouca água e consomem muitos alimentos ricos em sódio estão bem mais propensos a sofrerem deste mal.

Acabando com o inchaço

Existem algumas maneiras de poder combater este desconforto, mas para isso é preciso descobrir a causa do inchaço, pois pode haver a possibilidade de ser um problema de saúde mais sério como ascite, doença hepática, insuficiência renal aguda, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca, doença celíaca, intolerância ao glúten, câncer de ovário e insuficiência pancreática. Todos esses problemas graves também produzem esse sintoma, então é sempre bom ir ao médico periodicamente.

Agora vamos aos seis fatores que podem ajudar aliviar o inchaço na região da barriga:

Refrigerantes

O abuso do refrigerante em si já é altamente prejudicial para nossa saúde, e o consumo de bebidas que nos causa gases são os mais responsáveis pelo mal-estar e inchaço na barriga, evite o consumo deste produto sempre que puder. Não só refrigerantes na verdade, pois outras bebidas carbonatadas geram dióxido de carbono, fazendo com que naturalmente você se sinta inchado e com muito pesado (a).

Coma lentamente

A presa sempre será a inimiga da perfeição, se alimente comendo lentamente degustando os alimentos. Mastigar bem os alimentos é completamente essencial para evitar qualquer mal-estar. Engolir os alimentos com muita rapidez pode causar inchaço e gerar uma má digestão.

Coma moderadamente

Tente sempre comer em quantidade pequena e em vários momentos do dia, com algumas horas de diferença. É mais fácil ter inchaço comento muito em uma refeição do que comendo pouco várias vezes ao dia. Dê oportunidade a alimentos como abacaxi, goiaba, banana, no momento do lanche. Além de ser nutritivos, são alimentos que nos dão uma boa sensação de saciedade.

Exercícios físicos

Faça alguns exercícios durante o dia para acostumar o seu compor e manter um padrão de movimentos, além, é claro, da própria atividade física. Isso ajudara muito a impedir o inchaço e até a aliviar aquela dorzinha. Algumas atividades básicas podem nos ajudar a aliviar mais que outras. A caminhada é uma das mais recomendadas pelos especialistas.

Alimentos diuréticos

Abuse dos alimentos diuréticos, afinal eles vão ajudar a eliminar toxinas do seu organismo. Tenha sempre frutas em seus momentos da refeição, esses alimentos quando são eliminados pelo corpo mantem com mais facilidade os nutrientes necessários em nosso organismo, e no processo de eliminação levam aquilo que nos leva a ter uma má digestão.

Existem alguns chás que são poderosos diuréticos, como o chá de cavalinha, cabelo de milho, pata de vaca, chapéu de couro, chá verde ou de carqueja, esses chás com alto poder diurético são excelentes “armas” para desinchar a barriga e ainda de auxiliam no emagrecimento. O chá verde ainda trabalha na retenção de líquido causada pela menstruação, o chá amarelo, assim como o de hibisco além de combaterem a retenção de líquidos, facilita o processo de perda de peso.

Hidratação

Sempre esteja se hidratando. Além de evitar uma desidratação você estará evitando muitos outros problemas de saúde com o consumo de água. Uma dica para saber se está bem hidratado ou não é observar a cor da urina e o cheiro, se sua urina está com cheiro leve e praticamente transparente sua hidratação está boa, fora disso você precisa melhorar a quantidade de líquido que você consome.

Além de manter o corpo hidratado, nossa dica é passar a consumir alguns chás como o de erva-doce, erva cidreira, ou até mesmo de hortelã durante o seu dia, pois eles podem acalmar a produção de gases e ajudar na eliminação deles, principalmente quando o inchaço acontece por causa do consumo de comida fora do prazo de validade, por exemplo.

Abandone o consumo extremo de sal, açúcar e gordura, que são parceiros íntimos da barriga inchada e ainda contribuem para o acúmulo de gases intestinais. Se a causa do inchaço for realmente gases, é de suma importância que comece a abraçar o hábito de tomar iogurtes naturais, estes produtos são ótimos pois possuiem bactérias que regulam totalmente a fermentação alimentar e a produção de gases.

Se você é um profissional da área da saúde, crie agora mesmo o seu perfil inteiramente grátis e divulgue seu trabalho.

O que é o MediConic ?

Somos o melhor buscador de profissionais de saúde do Brasil. Aqui você vai encontrar o profissional mais perto de você, veja as opiniões de outros pacientes e opiine também ! Encontre infomrações rapidamente, telefone, endereço, e até o curriculum do profssional.

Dúvidas sobre saúde?

Tem dúvidas sobre saúde? então deixe a suas perguntas que nossa comunidade de Médicos, Dentistas, Pediatras e até veterinários irão responder para você.