Tuberculose

Perguntas

Quais são os sintomas mais comuns da Tuberculose?

por: Barbara-13229, em 13 de Junho de 2016 às 17:20

93 Cliques | 1 resposta(s)

A tuberculose pode ser transmitida pelo ar?

por: Barbara-13229, em 13 de Junho de 2016 às 17:21

107 Cliques | 1 resposta(s)

A transmissão depende do grau de infecção?

por: Barbara-13229, em 13 de Junho de 2016 às 17:22

92 Cliques | 0 resposta(s)

Qual o tratamento para Tuberculose?

por: Barbara-13229, em 13 de Junho de 2016 às 17:22

90 Cliques | 0 resposta(s)

Tudo Sobre Tuberculose

Informação, especialistas, perguntas frequentes


O principal causador da tuberculose é o Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (BK). Trata-se de uma das mais antigas doenças pulmonares, conhecida como "tísica pulmonar". Atinge principalmente os pulmões, mas também pode afetar os gânglios, a pele, os ossos e os rins. Desde 1980 essa doença é uma das grandes preocupações, principalmente por pacientes imunosuprimidos. O Brasil é um dos países com maior índice de tuberculose, está em 16° e nos anos 90 houve pandemia desta doença. Desde então, os cuidados e as pesquisas em relação a tuberculose vêm crescendo.

A fisiopatologia da tuberculose envolve um quadro que se inicia no pulmão e pode tornar-se sistêmico. A transmissão da tuberculose se dá pelo ar, visto que pessoas portadoras da doença a disseminam através da liberação de partículas (secreções) contaminas com o bacilo, pelo espirro, tosse, ou até mesmo pelo cuspe e pelo contato com a saliva da pessoa infectada em uma conversa muito próxima.

Os principais fatores de risco para essa doença são idosos, moradores de rua, diabéticos, portadores de insuficiência renal, pacientes que fazem quimioterapia, portadores de HIV e indivíduos imunossuprimidos em geral.

O tratamento da tuberculose é realizado através de medicamentos diários para combater o bacilo de Koch. Pode ser ministrado Rifampcina ou outro antibiótico durante 6 meses. Tuberculose multirresistente pode ter um tratamento demorado, que pode levar até 2 anos. O interrompendo do tratamento pode causar essa tuberculose mais resistente, por isso é importante não ser descuidado com o tratamento.

O ideal é sempre seguir à risca as orientações do médico, pois essa é uma doença séria e é importante que o tratamento seja feito com a supervisão adequada.

Principais sintomas da tuberculose

Um dos principais sintomas da tuberculose é de conhecimento popular: a tosse com sangue. Entretanto, esse não é o único sinal que pode indicar tuberculose.

Essa doença também pode causar sudoreses, febres, calafrios noturnos, dor no peito, dores ao respirar, produção de escarro esverdeado ou amarelado.

Existe ainda a tuberculose extrapulmonar, ou seja, um tipo de tuberculose que pode agravar órgãos como rins, ossos, intestino e meninges, nesse caso os sintomas são perda de peso, cansaço extremo, febre, entre outros. Além disso, o paciente pode apresentar inchaço no local onde o bacilo de Koch está alojado.

É importante ressaltar que nem sempre a tuberculose causa sintomas respiratórios como a tosse, no caso da tuberculose extrapulmonar não há tosse, por isso é importante procurar um médico na presença de qualquer desconforto para que ele possa diagnosticar o mais rápido possível e iniciar o tratamento.

 

Tuberculose infantil

Crianças e adolescentes também podem contrair tuberculose, apresentando além dos sintomas já citados falta de apetite, aumento das ínguas e tosse persistente. Ao primeiro sinal é importante que procurar um médico, pois essa doença pode ser confundida com outras.

Se você é um profissional da área da saúde, crie agora mesmo o seu perfil inteiramente grátis e divulgue seu trabalho.

O que é o MediConic ?

Somos o melhor buscador de profissionais de saúde do Brasil. Aqui você vai encontrar o profissional mais perto de você, veja as opiniões de outros pacientes e opiine também ! Encontre infomrações rapidamente, telefone, endereço, e até o curriculum do profssional.

Dúvidas sobre saúde?

Tem dúvidas sobre saúde? então deixe a suas perguntas que nossa comunidade de Médicos, Dentistas, Pediatras e até veterinários irão responder para você.