Sinusite

Perguntas

A sinusite é uma doença ou alergia?

por: Barbara-13229, em 13 de Junho de 2016 às 16:26

120 Cliques | 0 resposta(s)

A sinusite tem cura? qual o tratamento para quem tem sinusite?

por: Barbara-13229, em 13 de Junho de 2016 às 16:27

95 Cliques | 0 resposta(s)

Tudo Sobre Sinusite

Informação, especialistas, perguntas frequentes


Sinusite é uma doença muito comum, que raramente requer tratamento médico. Normalmente se apresenta com dores de cabeça, congestão e causa uma inflamação nos seios nasais.

A maior causa da sinusite são complicações de resfriado ou gripe persistente. Essa doença pode se apresentar de forma crônica ou aguda. Podendo reaparecer se o paciente não procurar ajuda médica.

Sintomas da sinusite

Quem tem sinusite normalmente tem muita dificuldade de respirar pelo nariz e apresenta secreção nasal de cor amarelada. A dor na testa, ao redor dos olhos e na boca também é comum, bem como sensação de peso ao redor dos olhos.

 

Sinusite aguda e crônica

O quadro clínico dessa doença é mais leve que a crônica e dura entre 4 e 12 semanas no máximo. Comete um ou dois seios nasais. Já a sinusite crônica acomete tanto os seios paranasais, quanto o nariz. Os sintomas da sinusite crônica podem ser emocionais ou físicos e pode ser causado por bactérias, fungos ou vírus.

 

Diagnóstico

A sinusite aguda é diagnosticada por um exame clínico, onde o médico escuta as queixas do paciente. Para confirmação do diagnóstico ou se os sintomas persistirem, o médico pode pedir alguns exames como: tomografia computadorizada.

Na sinusite crônica os exames para diagnóstico são: teste de sangue, cultura, biopsia (detecção das células do revestimento da cavidade nasal).

  

Tratamento

 

Algumas medidas podem aliviar os sintomas da sinusite, como:

  • Lavagem nasal com soro fisiológico (água e sal).
  • Uso de medicamentos como: corticoides nasais, antibióticos, analgésicos e descongestionantes indicados por um médico.
  • Compressas quentes no rosto para aliviar as dores e a sensação de cansaço.
  • Dormir com um travesseiro alto (que deixe sua cabeça elevada), para ajudar a drenar as secreções.

 

Além dessas dicas, é importante também que você consuma muito líquido e que repouse. Uma outra medida caseira que pode trazer bem-estar, é inspirar o ar quente após o banho. Pois, esse vapor pode ajudar a amolecer o muco, facilitando assim a sua eliminação.

 

Se você é um profissional da área da saúde, crie agora mesmo o seu perfil inteiramente grátis e divulgue seu trabalho.

O que é o MediConic ?

Somos o melhor buscador de profissionais de saúde do Brasil. Aqui você vai encontrar o profissional mais perto de você, veja as opiniões de outros pacientes e opiine também ! Encontre infomrações rapidamente, telefone, endereço, e até o curriculum do profssional.

Dúvidas sobre saúde?

Tem dúvidas sobre saúde? então deixe a suas perguntas que nossa comunidade de Médicos, Dentistas, Pediatras e até veterinários irão responder para você.