Sífilis

Perguntas

Quais são os sinais e sintomas da bouba?

por: Barbara-13229, em 13 de Junho de 2016 às 16:31

124 Cliques | 0 resposta(s)

Como se dá transmissão da bactéria que causa a Pinta?

por: Barbara-13229, em 13 de Junho de 2016 às 16:43

104 Cliques | 1 resposta(s)

A sífilis tem cura? Qual tratamento para a doença?

por: Barbara-13229, em 13 de Junho de 2016 às 16:48

117 Cliques | 0 resposta(s)

Quando os resultados do VDRL viria os títulos, é normal?

por: ELLEN-13230, em 18 de Junho de 2016 às 11:10

103 Cliques | 0 resposta(s)

Tudo Sobre Sífilis

Informação, especialistas, perguntas frequentes


Qualquer pessoa com a vida sexual ativa está sujeita a ser infectada pela bactéria que provoca a sífilis. O contágio se dá pelo contato direto entre a pele ou mucosa da pessoa saudável com as feridas da pessoa infectada.

Os primeiros sintomas são pequenas feridas indolores na área onde ocorreu a infecção.  Conforme a doença avança, surgem erupções cutâneas em diversas partes do corpo e, por último, quando chega à fase tardia, ocorrem danos à vários órgãos, inclusive ao cérebro.

O diagnóstico é feito por exame de sangue e o tratamento consiste em aplicações de penicilina no paciente. Consulte um infectologista ou clínico geral, caso você suspeite de ter contraído sífilis.

 

O que é

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Os primeiros sinais são lesões, geralmente indolores, na região genital, perianal ou oral.

A transmissão acontece quando a pele ou mucosa de uma pessoa saudável entra em contato direto com as feridas de uma pessoa infectada, por sexo vaginal, anal ou oral. Além disso, bebês podem contrair sífilis da mãe durante a gravidez ou no parto.

A sífilis é dividida em estágios, conforme ela evolui no organismo do paciente. O diagnóstico é feito por exames de sangue ou por análise do fluido espinhal cervical, se a doença estiver em fase tardia. Ao ser diagnosticado com sífilis, converse com seu parceiro ou sua parceira sexual, para que ele (a) também seja testado e evite relações sexuais enquanto não concluir o tratamento.

 

Principais Sintomas

Os sintomas da sífilis variam de acordo com o estágio em que ela se encontra. Apenas na fase latente não há sintomas. Conforme a doença evolui, os sintomas são mais graves e os danos à saúde, maiores.

  • Sífilis Primária: uma ou mais feridas pequenas indolores, chamadas cancro, no local onde ocorreu a infecção. Some dentro de três a seis semanas, mesmo sem tratamento.
  • Sífilis Secundária: erupções surgem na pele do tronco ou do corpo todo. Pode ocorrer febre, dores musculares, febre, inflamação na garganta e ínguas.
  • Sífilis Tardia: danos cerebrais, nos nervos, olhos, coração e sistema circulatório, fígado, ossos e articulações.

Como tratar

A sífilis é tratada com o antibiótico penicilina. Se tratada desde o início, a sífilis é rapidamente curada, com apenas uma injeção. Se o indivíduo estiver infectado há mais de um ano, podem ser necessárias doses adicionais.

Após esse tratamento, é necessário fazer um acompanhamento para certificar-se de que a infecção foi curada.

 

Profissionais que tratam

Infectologistas e clínicos gerais.

                                                                           

Fontes:

Centers for Disease Control and Prevention. Syphilis – CDC Fact Sheet.

 http://www.cdc.gov/std/syphilis/stdfact-syphilis.htm. Acesso em 10 set 2016.

Mayo Clinc. Syphilis.

http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/syphilis/home/ovc-20234440. Acesso em 10 set 2016.

Globo – Bem Estar. Sífilis aumenta em 13 de 14 estados com dados disponíveis sobre a doença.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/07/sifilis-aumenta-em-13-de-14-estados-com-dados-disponiveis-sobre-doenca.html. Acesso em 10 set 2016.

 

 

Se você é um profissional da área da saúde, crie agora mesmo o seu perfil inteiramente grátis e divulgue seu trabalho.

O que é o MediConic ?

Somos o melhor buscador de profissionais de saúde do Brasil. Aqui você vai encontrar o profissional mais perto de você, veja as opiniões de outros pacientes e opiine também ! Encontre infomrações rapidamente, telefone, endereço, e até o curriculum do profssional.

Dúvidas sobre saúde?

Tem dúvidas sobre saúde? então deixe a suas perguntas que nossa comunidade de Médicos, Dentistas, Pediatras e até veterinários irão responder para você.